Notícias

No Dia Nacional do Teatro, SCAJHO reforça incentivo e desenvolvimento da cultura

19 de Setembro de 2018

15:00 Horas

 



Responsável por proporcionar diversos espetáculos, oferece aulas em oficinas de artes que beneficiam cerca de 600 alunos.



 



Cultura, entretenimento e alegria ao alcance da população. Na data em que se comemora o Dia Nacional do Teatro, 19 de setembro, o Teatro Alfredo Sigwalt se orgulha em proporcionar belos espetáculos à comunidade e oferecer oficinas gratuitas. 



"O Teatro está sempre de portas abertas, no atendimento da comunidade nas oficinas e nas diversificadas apresentações culturais", pontua o presidente da Scajho - Sociedade de Cultura Artística de Joaçaba e Herval d&39; Oeste (Scajho), Sergio Eliziario Fabrin De Carli. "Temos um universo de cultura sempre repleto de espetáculos e atividades que elevam o cidadão e que demonstram o zelo e o crescimento da cultura regional".



Inaugurado em agosto em 2003, o espaço é imponente por sua arquitetura, em formato de piano e homenageia em seu nome o maestro Alfredo Rudolfo Sigwalt - que teve papel decisivo no desenvolvimento artístico de Joaçaba e região. A arquitetura desse espaço de cultura se assemelha e foi inspirado em um Teatro de Milão que possui  planta em forma de ferradura de cavalo, níveis em camarotes, veludo vermelho e claro a acústica, que no caso do teatro joaçabense beneficia três escalas de vozes.



O Teatro Alfredo Sigwalt vem estimulando o desenvolvimento de atividades do segmento artístico e cultural da região, oferecendo gratuitamente oficinas de arte para centenas de alunos tornando realidade o sonho do Maestro de ver o Teatro movimentado por crianças, jovens e adultos, ocupados com o aprendizado das artes mantendo acesa a chama da cultura. São oferecidas diversas aulas que beneficiam cerca de 600 alunos. A Sociedade de Cultura Artística de Joaçaba e Herval d&39; Oeste (SCAJHO) - entidade mantenedora do Teatro Alfredo Sigwalt, busca por meio de parcerias promover e incentivar a arte em suas várias áreas e proporcionando belos espetáculos à comunidade.



Saiba mais - A história da construção do Teatro está sendo contada no livro escrito por Leda Silva Kerber, diretora Artística, soprano e solista da SCAJHO, que reúne depoimentos, fotos e fatos marcantes dessa obra que iniciou em 1977, tinha como previsão de conclusão 1980 e acabou tendo que ser paralisada por falta de recursos.  Porém, um incansável grupo de artistas, amantes da arte e voluntários tiveram um trabalho incansável, na busca por recursos. Mesmo a passos lentos, intercalado por períodos de total paralisação o Teatro que leva o nome de Alfredo Rudolfo Sigwalt -  que deixou um grande legado, ao movimento artístico, cidadania e amor à arte, foi finalmente concluído em 2003.



Leda foi aluna do maestro e buscou junto as suas memórias e de familiares, além de pessoas que trabalham em prol a cultura joaçabense informações para construir esta obra que retrata toda a cultura vivida em Joaçaba.



 

Fotos

Voltar
Todos os direitos reservados - Teatro Alfredo Sigwalt | Acesso Restrito | Webmail Desenvolvido por Lovatel Agência Digital